Páginas

Fazer arquitetura...

"Não é o ângulo reto que me atrai nem a linha reta, dura, inflexível, criado pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher amada.

De curvas é feito todo o universo – o universo curvo de Einstein."
(Oscar Niemeyer)

ARQUITETURA PARA 2011...

Vejam agora e sintam os espaços futuramente! Projetos arquitetônicos que serão lançados o ano que vem, projetos contam com a participação de Ruy Ohtake e de nosso ilustre Oscar Niemayer.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MASP- - Museu de Arte de São Paulo


Localizado no centro financeiro de São Paulo, na avenida Paulista, o MASP é o mais importante museu de arte ocidental da América Latina. Seu prédio de arquitetura moderna - concebido, especialmente para abrigar o museu, pela arquiteta italiana radicada no Brasil, Lina Bo Bardi - possui um vão livre de 74 m. No seu interior estão 3.487 obras, entre elas, 850 pinturas de grandes artistas pertencentes a um amplo período da história da arte que vai da Idade Média até as primeiras décadas deste século. Desse acervo destacam-se obras de Bosch, Rembrant, Poussin, Van Gogh, Renoir, Degas e de outros grandes nomes.
O MASP participa do circuito internacional das artes, recebendo exposições temporárias da Europa e Estados Unidos e promovendo algumas turnês mundiais. Também realiza, em seus dois auditórios (500 e 80 lugares), apresentações de música, além de conferências e palestras. Possui um bom restaurante, com serviço self-service, que constitui agradável opção da região.


Homenagem a Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi (Roma, 1914 - São Paulo, 1992) diplomou-se pela Faculdade de Arquitetura de Roma em 1940. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, integrou a resistência à ocupação alemã. Trabalhou em Milão com Giò Ponti, tendo dirigido a revista Domus. Em 1946, casada com Pietro Maria Bardi, veio para o Brasil, fixando-se em São Paulo no ano seguinte. Sua diversificada atividade, envolvendo teatro, cinema, produção cultural, preservação do patrimônio, edição de revistas, organização de museus, desenho gráfico e de móveis em série, teve a procura de nossas raízes como substrato e assegurou-lhe posição especialíssima no cenário arquitetônico nacional. Projetou a residência do casal Bardi (1949), o Masp (1957) e o Centro de Lazer do Sesc (Sesc Pompeia, 1977). Em Salvador, projetou e dirigiu o Museu de Arte Moderna (1959) e participou do projeto de preservação e renovação urbana de seu centro histórico.